O universo, a evolução e a existência

8 de abril de 2011

A busca da verdade tem durado séculos, ou melhor dizendo, milênios; mas, embora os frustrados esforços e ilusões de muitos fossem ficando pelos diversos caminhos percorrido com esse propósito, nunca deixou de alentar nas almas das pessoas a chama inextinguivél da esperança.
O homem sempre pressentiu algo além, uma prolongação indefinida de sua existência, que chegasse inclusive a indentificá-lo com a própria divindade que alenta a criação. Para sua desdita, pretendeu internar-se nessas zonas profundas e de difícil acesso a toda inteligência carente de ilustração superior, sem os conhecimentos que o ajudariam nessa empresa. Ante a falta de conhecimentos que lhe permitissem realizar essa esperança, consentiu na falácia e no absurdo de crenças e promessas que, ao contrário, adormeceram sua alma. O avanço do tempo foi despertando-o desse sonho pernicioso, e, ergido de novo, numa inquietante ansiedade, reclama com insistência cada vez mais firme o conhecimento orientador de sua existência.
A ignorância humana chegou ao ponto de menosprezo ao intelecto. Fazendo que a vida dos seres se tornem externos. Achando que a conversa com seu espírito, a meditação e a reflexão o torne alguém solitário, insociável. E pelo contrário, a atenção que nos exige o fato de viver a vida internamente nao impede, em absoluto, nossa vida de relação com os demais; ela assumirá maior a consciência. Facilitará caminhos e aprendizagem, e, consequentemente, o tornará experiente, ser sábio.
Os novos conceitos, haverão de ir-se impondo inevitavelmente, porque consubstanciam verdades inatacáveis e estão sustentados por uma tremenda força lógica, que impele o homem a comprovar, por si mesmo, sua transcendental realidade. Mas este deverá abrir os olhos; não fechá-los, como os fanáticos, que não querem ver nem ouvir. Deverá abrir os olhos ao eflúvio benéfico e construtivo dos novos conhecimentos, chamados a iluminar a vida e libertá-la da oprimente escravidão em que está submersa pelo bloqueio dos velhos conceitos.
Todo conceito que o homem não modifica com sua evolução torna-se um preconceito, e os preconceitos acorrentam as almas à rocha da inércia mental e espiritual.
Á medida que cada um abra as janelas de sua mente, o oxigênio e a luz da sabedoria poderão penetrar através delas.

Samuel Nascimento

3 Críticas:

  1. Davi disse...:

    Gostei muito do texto parcêro. Agora "Os novos conceitos, haverão de ir-se impondo inevitavelmente, porque consubstanciam VERDADES INATACÁVEIS e estão sustentados por uma tremenda força lógica"

    verdades inatacáveis não existem meu amigo.
    argumentos bem fundamentados existem.

    No mais bom texto.

  1. eu esqueci de por as aspas entre INATACÁVEIS. essas verdades "inatacáveis" sãos as dada como verdade absoluta.
    e por incrivel que pareça essas verdades inatacavéis não são argumentos bem fundamentados, são pura ilusão e controle.
    vlw Davi!!!

  1. Rof disse...:

    Ola tudo bem? Seu blog foi premiado com um selo. Para retirá-lo basta dar uma passada lá pela minha página e copiar a imagem. Abraço.

Postar um comentário

Expresse sua opinião

Visitantes online