Só e feliz. Como?

11 de dezembro de 2010
Solitário Ser Feliz
Autor: Samuel Nasicmento


Eu senti a felicidade, mas ninguém sentiu comigo. Como sentir felicidade sem compartilhar? É o mesmo que está só. Triste. No Limiar da solidão. Talvez poderia pensar assim,que para ser feliz preciso aquinhoar, mas nem tudo que se passa na minha cabeça se partilha e se revive, não se pode doar, não se presenteia e nem se vende. Os delírios, viagens e sonhos são de exclusividade meus e de qualquer forma, sou um solitário ser que se socializa com outros seres solitários, com o pouco compartilhado que se vive na mente de cada um.
E assim seguimos vivendo...
Então levo a solidão como, também, minha companheira de vida. E a transformo em terapia mental, amizade consigo mesmo como uma viagem de pedal para lugares estrangeiro. E assim me conheço melhor, e assim eu me divirto, mesmo que eu esteja só.

No mesmo raciocínio...

Felicidade Solitária

Autor: Arthur Schopenhauer


A solidão concede ao homem intelectualmente superior uma vantagem dupla: primeiro, a de estar só consigo mesmo; segundo, a de não estar com os outros. Esta última será altamente apreciada se pensarmos em quanta coerção, quantos estragos e até mesmo quanto perigo toda a convivência social traz consigo.
Todo o nosso mal provém de não podermos estar a sós», diz La Bruyère. A sociabilidade é uma das inclinações mais perigosas e perversas, pois põe-nos em contacto com seres cuja maioria é moralmente ruim e intelectualmente obtusa ou invertida. O insociável é alguém que não precisa deles. Desse modo, ter em si mesmo o bastante para não precisar da sociedade já é uma grande felicidade, porque quase todo o sofrimento provém justamente da sociedade, e a tranquilidade espiritual, que, depois da saúde, constitui o elemento mais essencial da nossa felicidade, é ameaçada por ela e, portanto, não pode subsistir sem uma dose significativa de solidão. Os filósofos cínicos renunciavam a toda a posse para usufruir a felicidade conferida pela tranquilidade intelectual. Quem renunciar à sociedade com a mesma intenção terá escolhido o mais sábio dos caminhos.

Frase do dia
"A felicidade nada mais é do que boa saúde e uma memória falha"

Em paz, Samuel Nascimento

0 Críticas:

Postar um comentário

Expresse sua opinião

Visitantes online